Mariane Rotter

DSCF5265
Mariane Rotter. Meu ponto de vista: Rio, 2015. Fotografia. 60×80 cm.

Nasceu em 1975 em Ijuí/RS. Vive e trabalha em Porto Alegre.Durante a graduação em Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS iniciou o projeto “Meu ponto de vista”, onde fotografa a sua vida e seu cotidiano com um enquadramento muito definido, da altura do horizonte dos seus olhos, a um metro e trinta do chão.  O projeto teve continuidade em sua pesquisa de Mestrado e segue até hoje.

Artista visual e Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). É Bacharel em Artes Plásticas com ênfase em fotografia (2002), Licenciada em Educação Artística (2005) e Mestre em Artes Visuais (2008) pelo Instituto de Artes da UFRGS. Entre as exposições coletivas tem destaque Pequena distância, coletivo com as artistas Glaucis de Morais e Mariana Silva da Silva, com exposições realizadas desde 2006 em Belo Horizonte, Brasília, Caxias do Sul, Montenegro e Porto Alegre; Oi Expressões na rua (2009); Câmera Rasgada, na Galeria dos Arcos, Usina do Gasômetro (2007). Exposições individuais Meu ponto de vista: série banheiros, 1º Prêmio IEAVI de Incentivo às Artes Visuais, Casa de Cultura Mário Quintana (2012); Meu ponto de vista: O cotidiano e os lugares da imagem, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes/UFRGS (2008) e Meu ponto de vista, Pinacoteca da Feevale, Novo Hamburgo (2004).

Foi selecionada com Prêmio Incentivo à Produção na Fiat Mostra Brasil. Porão das Artes, Parque do Ibirapuera, São Paulo-SP (2006) e Prêmio Aquisição no II Salão de Arte Cidade de Porto Alegre, Usina do Gasômetro (2002).

Recentemente participou da exposição coletiva Artesul Contemporáneo no Centro de Exposições SUBTE em Montevidéu, Uruguai; Modos de Ser e Estar no Mundo, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes/UFRGS (2013) e da série de exposições Professores-artistas, Artistas-professores, que reuniu professores artistas das universidades Feevale, UCS e UERGS e foi realizada na UCS em Caxias do Sul, em Montenegro na Fundarte e está prevista para acontecer em breve na Feevale.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s