2015 • Através da imagem: A fotografia como arte contemporânea

Agosto é internacionalmente considerado o mês da fotografia, e neste ano nos propusemos a comemorar também esta data com uma série de atividades dedicadas a ela em nossa Unidade da UERGS em Montenegro.

A intenção é dar início a um ciclo de comemorações e trazer a fotografia para mais perto de nossos alunos e assim discutir, criar e pensar mais sobre ela. Estaremos propondo exposições, seminário e oficinas para marcar a data e também dar início a uma relação entre artistas, professores e instituições parceiras a partir dos Cursos de Artes da UERGS.

Movida pelo afeto pessoal e pela admiração que tenho por seus trabalhos, convidei um grupo de artistas para compor comigo a exposição Através da Imagem. Amigos de longa data, colegas, mestres, parceiros que aceitaram o convite para partilhar os seus olhares e modos de ver sob o recorte desta exposição.

Neste momento não tenho como deixar de lembrar algumas cenas e depoimentos do filme Janela da Alma, de João Jardim, em que artistas, escritores, cineastas, pessoas comuns depõe sobre as questões do ver e do não ver. Se para o cineasta alemão Win Wenders a moldura dos óculos enquadra a visão, para o escritor português Saramago, assistir a um espetáculo do assento mais ao alto do teatro deixa-o ver além do que é encenado, também a poeira do teatro que deveria não estar à vista. Se para o fotógrafo cego esloveno Evgen Bavcar, captar uma fotografia demanda perceber para além do que pode ser visto, pois seus olhos não veem mais, o músico Hermeto Pascoal elucida que o seu olhar estrábico ajudava-o muito, inclusive na hora da paquera.

Que esta coleção de enquadramentos e recortes nos suscitem inúmeros diálogos e nos deixem ver para além do que percebemos, do usual, do que nos é comum.

  • Através da imagem na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes da UFRGS

Abertura dia 14 de setembro, visitação até 25 de setembro/2015.

Conversa com os artistas dia 17/set. 14h30.

Artistas: Carla Borba, Daniele Marx, Dione Veiga, Elaine Tedesco, Fabiana Wielewicki, Glaucis de Morais, Juliana Angeli, Klaus W. Eisenlohr, Luciane Bucksdricker, Marcelo Chardosim, Maria Ivone dos Santos, Mariana Silva da Silva, Mariane Rotter e Patrícia Franca-Huchet.

Banner
Através da Imagem, banner.
  • Através da imagem na Galeria de Arte Loíde Schwambach, UERGS/Fundarte, Montenegro/RS

Abertura dia 06 de agosto, visitação até 11 de setembro/2015.

Seminário: Através da imagem: A fotografia como arte contemporânea.

20 de agosto, 17h às 21h. Galeria de Arte Loíde Schwambach, UERGS/Fundarte, Montenegro/RS

Artistas: Carla Borba, Daniele Marx, Dione Veiga, Elaine Tedesco, Glaucis de Morais, Juliana Angeli, Klaus W. Eisenlohr, Luciane Bucksdricker, Marcelo Chardosim, Maria Ivone dos Santos, Mariana Silva da Silva, Mariane Rotter e Patrícia Franca-Huchet.

Entrevista concedida à TV Cultura do Vale/Montenegro:

Entrevista concedida à TV Cultura do Vale/Montenegro sobre o seminário em Montenegro:

 

Seminário Através da Imagem

Com os artistas participantes da exposição: Elaine Tedesco, Juliana Angeli, Luciane Bucksdricker, Marcelo Chardosim, Maria Ivone dos Santos, Mariana Silva da Silva e Mariane Rotter.

20 de agosto, 17h às 21h
Local: Teatro Therezinha Petry Cardona, UERGS/Fundarte em Montenegro – RS

Em setembro conversa com o artista Klaus W. Eisenlohr

Através_Collage
Seminário Através da Imagem, 03/set. UERGS Montenegro/RS.

Oficinas

Foto na lata ou Pinhole
Data: de 15/08 a 05/09, sábados
Inscrições: 20 vagas
Taxa para o material: R$ 100,00 (químicos para revelação + papel fotográfico)

Pinhole de Andreia Salvadori, verão de 2013.
Pinhole de Jéssica da Rosa, verão de 2013.